Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)


Os sinais e sintomas do câncer uterino (também chamado cervical ou de colo do útero) são os seguintes:
- Sangramento vaginal anormal;
- Manchas ou fluxo manchado de sangue entre os períodos menstruais;
- Períodos menstruais excepcionalmente longos ou pesados;
- Sangramento após a relação sexual;
- Sangramento após a ducha;
- Sangramento ou secreção sanguinolenta da vagina após a menopausa;
- Dor durante a relação sexual;


- Corrimento aquoso e claro da vagina;
- Aumento da quantidade de secreção da vagina;
- Mal cheiro proveniente da vagina.

sinais e sintomas tardios que ocorrem quando o câncer aumenta ou se espalha para outras partes do corpo, incluindo outros órgãos:
- Dor na região pélvica ou inferior da coluna, que pode descer para perna;
- Inchaço (edema) das pernas;
- Mudança nos hábitos de urinar;
- Perda de controle da bexiga (incontinência);
- Sangue na urina (hematúria);
- Mudança nos hábitos intestinais;
- Sangue nas fezes;
- Prisão de ventre;
- Anemia, o que provoca fadiga, falta de energia e falta de ar;
- perda de peso.

O QUE É CÂNCER UTERINO


Citologia do câncer de colo do útero
Citologia do câncer de colo do útero
O câncer cervical (também chamado de câncer de colo uterino) é um tumor maligno que começa nas células do colo uterino. O colo uterino é parte do sistema reprodutivo da mulher. É a parte mais inferior e estreita do útero, a passagem que liga o útero a vagina. As vezes, as células do colo uterino sofrem mudanças. Estas mudanças podem causar tumores benignos, como pólipos ou miomas que não são câncer. Quando as células do colo do útero sofrem alterações e se tornam anormais, se produz uma displasia de colo uterino ou displasia cervical. A displasia é uma condição pré-cancerosa. Isto significa que as células ainda não são câncer, mas há uma possibilidade mais elevada de que estas alterações anormais se transformem em câncer uterino. A displasia cervical é uma condição pré-cancerosa comum que pode se transformar em câncer se não for tratada. A maioria das mulheres com displasia são tratadas com sucesso e não desenvolvem câncer. Mas, em alguns casos, as mudanças nas células cervicais podem causar câncer. Muitos anos podem passar (geralmente cerca de 10 anos ou mais) para que os transtornos pré-cancerosos se convertam em câncer cervical, mas às vezes isso pode acontecer em menos tempo.

As condições pré-cancerosas mais comuns do colo do útero são: displasia cervical, neoplasia intra-epitelial cervical, lesões intra-epiteliais escamosas e células glandulares atípicas. Todos estes distúrbios representam alterações pré-cancerosas nas células que se encontram na camada superficial do colo uterino. Estas alterações são bastante comuns e ocorrem mais freqüentemente em mulheres entre 20 e 30 anos.

Na maioria das vezes, o câncer uterino começa em células planas e finas chamadas de células escamosas. Estas células cobrem a superfície do colo uterino e estão situadas no revestimento do colo do útero. Este tipo de câncer é chamado carcinoma de células escamosas do colo uterino. O câncer também pode começar nas células glandulares responsáveis ​​pela produção de muco. Estas células revestem o interior do colo do útero. Este tipo de câncer é chamado adenocarcinoma de colo do útero.

Também se pode desenvolver tipos raros de câncer cervical como o carcinoma adenoescamoso, também chamado de carcinoma misto, e o carcinoma de células "vítreas".