Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Vesícula Biliar


O câncer de vesícula biliar geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Então, quando se apresentem os primeiros sinais, é provavel que esteja em uma fase mais avançada do que alguns outros tipos de câncer. No momento do diagnóstico, com frequencia já se propagou fora da vesícula biliar a outras áreas próximas.

É difícil para os médicos saber se a vesícula biliar está inflamada ou sensível quando se realiza um exame físico. A vesícula biliar está localizada atrás de outros órgãos, muito profunda dentro do corpo, e isso pode tornar difícil apalpar-la.


Muitos cânceres da vesícula biliar em fase inicial são descobertos por acaso. Por exemplo, quando a vesícula biliar é removida para o tratamento de cálculos biliares.

Os sintomas mais comuns de câncer de vesícula biliar são:

- Cólica (dor abdominal). Você pode ter uma sensação de dor no lado direito do abdômen. Algumas pessoas descrevem como uma sensação de arrasto. Se o câncer ou cálculos biliares bloqueiam o ducto biliar, você tem uma dor mais aguda.

- Náuseas e vômitos. Isto é muito comum nas ultimas etapas do câncer da vesícula biliar. Mais da metade das pessoas diagnosticadas com este tipo de carcinoma sentem estes sintomas em algum periodo. É bastante fácil de controlar com medicamentos.

ictericia
Ictericia
- Icterícia. A icterícia indica que o fígado não está funcionando correctamente ou que existe uma obstrução no sistema biliar. Os sintomas de icterícia podem incluir: coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, coceira intensa em algumas pessoas, urina escura e fezes claras. A icterícia é devido a uma acumulação de sais biliares no sangue. Se o câncer tiver bloqueado o duto biliar, a bilis não pode fazer o processo de drenagem para o duodeno, como o faria normalmente. Então os sais biliares se acumulam nos tecidos do corpo e sangue. Os sais biliares são responsáveis pela coloração amarela da pele e da parte branca dos olhos. Na pele, produzem coçeira (os médicos chamam de prurido). E também tornam a urina mais escura do que o normal. Devido a bilis não está indo para o intestino, as fezes serão muito mais pálidas do que o normal. Quase metade das pessoas diagnosticadas com câncer de vesícula biliar têm icterícia. Este é frequentemente um sinal que o câncer está em seu estágio final. Mas icterícia nem sempre significa que uma pessoa tem câncer. Uma infecção viral do fígado (hepatite) é uma causa mais comum de icterícia do que o câncer da vesícula biliar.

- Alargamento da vesícula biliar. Se o duto biliar é bloqueado, a vesícula biliar se enche de bílis, se inflama e alarga. Seu médico pode ser capaz de senti-la durante um exame físico, mas é mais provável vê-lo no ultra-som.

- Outros sintomas. Outros sintomas menos comuns de tumor na vesícula biliar são: perda de apetite (anorexia), perda de peso sem fazer dieta, e inflamação do abdômen (barriga).

Dor abdominal é um sinal de muitas doenças que são mais comuns do que o câncer da vesícula biliar, mas você deve consultar um médico.

Que é a vesícula biliar?


Partes da vesícula biliar

vesicula biliar
Vesícula biliar
partes da vesicula biliar
Partes da vesícula biliar
A vesícula biliar é um pequeno saco, oco e em forma de pêra, medindo cerca de 8 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. Está localizada debaixo do fígado, na parte superior direita do abdômen. Dois tubos são conectados à vesícula biliar, dutos biliares pequenos e grandes, que juntos formam o duto biliar comum. Os condutos da vesícula biliar e as vias biliares formam o trato biliar. Também pode ser chamado de sistema biliar ou árvore biliar.

A vesícula biliar concentra e armazena a bilis. Bílis é um fluido produzido pelo fígado que é feito de sais de colesterol, bilirrubina, água e sais biliares. A bilirrubina é o que dá a bilis sua cor esverdeada, e provem da decomposição dos glóbulos vermelhos.

A bilis ajuda a digerir (decompor) as gorduras no intestino delgado. Quando se comem alimentos ricos em gorduras, estes se decompõem (digerem) no estômago e intestinos. A bilis é liberada a partir do fígado e segue pelas vias biliares diretamente ao intestino delgado. No entanto, a vesícula biliar não é um órgão essencial do corpo e é possível viver sem vesícula biliar, assim, após sua extração seguimos com capacidade de digerir os alimentos.