Conteúdo

Versão em espanhol


Tumor de Wilms


Tumor de Wilms é um tumor canceroso de rim que pode espalhar-se para outras partes do corpo. Às vezes, em seus estágios iniciais não causa sinais ou sintomas. Os rins estão profundamente localizados dentro no corpo e não tem muitos nervos, por isso, esses tumores podem crescer sem causar dor ou desconforto. Os sintomas aparecem uma vez que o tumor cresce nos tecidos e órgãos. Outros transtornos de saúde podem causar os mesmos sintomas que tumor de Wilms.

Os sintomas do tumor de Wilms incluem: um nódulo indolor ou inchaço no abdômen, dor abdominal, sangue na urina (hematúria), hipertensão, febre, anemia, mal-estar estomacal, perda de peso, perda de apetite, veias abdominais que parecem maiores do que o normal, mal-estar generalizado, fraqueza, fadiga e/ou dificuldade para respirar (se o câncer se espalhou para os pulmões).

O QUE É TUMOR DE WILMS


nefroblastomatose
Nefroblastomatose
Tumor de Wilms é um tumor maligno que se origina nas células do rim. É o tipo mais comum de câncer de rim em crianças.

O rim é parte do sistema urinário. Nós temos dois rins, um de cada lado da coluna vertebral, profundamente localizados dentro do abdômen. Os rins produzem urina filtrando a água e os resíduos do sangue.

As células do rim podem mudar e deixar de se comportar normalmente. Estas mudanças podem conduzir a transtornos benignos como o nefroma mesoblástico congênito, que se desenvolve em crianças muito pequenas. Os tumores benignos não são cancerosos.

tumor de wilms
Tumor de Wilms
As mudanças nas células do rim também podem causar condições pré-cancerosas. Isto significa que as células ainda não são câncer, mas há uma possibilidade maior de que estas alterações anormais se transformem em câncer. O transtorno pré-canceroso de rim mais comum é a nefroblastomatose. Na nefroblastomatose há muitos restos nefrogênicos. Um resto nefrogênico é um pedaço de tecido embrionário do rim que permanece após o desenvolvimento do embrião. Enquanto que alguns restos nefrogênicos desaparecem por conta própria, outros podem se converter em tumores de Wilms.

O tratamento para nefroblastomatose pode incluir a remoção do rim (nefrectomia), juntamente com os gânglios linfáticos próximos, geralmente seguido por quimioterapia. Uma nefrectomia parcial pode ser feita para manter a função renal tanto tempo quanto seja possível.

Em alguns casos, as mudanças nas células do rim podem causar um tumor de Wilms. O tumor de Wilms se desenvolve a partir de alterações nas células imaturas (embrionárias) do rim. Ocorre geralmente em crianças entre 2 a 4 anos.

Também é possível o desenvolvimento de outros tipos raros de câncer de rim em crianças como o sarcoma de células claras, tumor rabdoide e o carcinoma de células renais.

As células cancerosas podem se espalhar desde o rim a outras partes do corpo e tornar-se um novo tumor. Se o tumor de Wilms se propaga, é mais provável que se estenda aos gânglios linfáticos próximos aos rins, a veia grande do abdômen que vai até ao coração (chamada veia cava inferior), pulmões, fígado ou ao outro rim.