Conteúdo

Versão em espanhol


Redes Sociais




Câncer de Mama


O primeiro sintoma de câncer de mama costuma ser um caroço ou nódulo em um dos seios. Contudo, muitas mulheres têm nódulos nos seios, e nove em cada dez (90%) são benignos (não é câncer). Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres (e uma das causas mais comuns de morte por câncer), pode se espalhar por outras partes do corpo (pele, ossos, pulmão e fígado) por isso quanto mais cedo é detectado, maior é a chance de cura. Para uma identificação precoce o autoexame de mama (feito todo mês) é recomendado, no entanto, ele não substitui o exame clinico das mamas realizado por um profissional de saúde (acima dos 40 anos, feito uma vez por ano). O carcinoma representa a maioria das neoplasias malignas. As formas de tratamento variam de acordo como o estagio em que o câncer se encontra. Os mais indicados são: Quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia.

Alguns fatores de risco são:

- Idade avançada.
- Exposição prolongada aos hormônios femininos.
- Histórico familiar.
- Excesso de peso.
- Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2.

A maioria dos tumores de mama benignos se deve a:

- Áreas de células mamárias que sofrem alterações, provocando nódulos que se tornam mais evidentes antes do período menstrual particularmente em mulheres acima de 35 anos.
- Cistos. Sacos de líquidos no tecido mamário, que são bastante comuns.
- Fibroadenoma. Acumulação de tecido fibroso glandular, mais comum em mulheres mais jovens.

A princípio, o câncer de mama pode não apresentar sintomas. O tumor pode ser muito pequeno para ser sentido ou para provocar alterações anormais. Normalmente anormalidades são detectadas através de uma mamografia, o que conduz á outros tipos de testes.

Alterações atribuídas a um possível câncer de mama são:

- Nódulo, espessamento ou inflamação em uma área da mama.
- Alteração no tamanho ou formato do seio.
- Retração da pele ou do mamilo.
- Alteração no formato do mamilo especialmente ao gira-lo, verificar se se torna irregular ou se retrai no peito.
- Sangramento ou manchas de sangue no mamilo.
- Secreção no mamilo que não seja de leite materno.
- Uma erupção, vermelhidão ou descamação do mamilo ou área ao redor.
- Inchaço ou nódulo na axila.

A presença destes sintomas (assim como de nódulos mamários) não necessariamente significa a presença do câncer de mama. Mamilos invertidos, fluxo de sangue no mamilo ou uma erupção cutânea nestes locias pode ser em decorrência de outros tipos de problemas de saúde. Mas se você apresenta alguns destes sintomas deve procurar ajuda médica. Provavelmente é algo que pode ser facilmente tratado, no entanto, se é câncer, obterá uma melhor chance de êxito se tomar as medidas necessárias desde o principio. Alimentação saudável, a pratica de atividades físicas e não fumar são fatores de prevenção de vários tipos de doenças incluindo o câncer.

Câncer de mama inflamatório é um tipo raro de câncer de mama e pode apresentar sintomas diferentes. O seio inteiro pode apresentar vermelhidão, inflamar e ser muito doloroso. O Tórax pode apresentar-se enrijecido. A pele às vezes tem aparência de casca de laranja devido aos poros que se destacam na área inflamada.

Outro tipo de câncer de mama pouco comum, chamado enfermidade de Paget, se apresenta com uma erupção no peito e seus arredores. Como é semelhante a um eczema, pode causar confusão.

Como Agir


Caso encontre um nódulo ou algo estranho em seu seio consulte um medico imediatamente. Apesar da maioria dos nódulos encontrados serem benignos, uma avaliação medica é importante para descartar a presença do câncer. Quando necessário, uma consulta com um mastologista assim como outros tipos de exames, será recomendada. O nódulo, cisto liquido ou massa solida podem ser detectados através da mamografia ou ultrassom feitos numa clinica. No caso do cisto, o medico ou enfermeira pode fazer a drenagem do líquido usando uma agulha fina. No caso de massa solida, uma agulha fina é inserida no seio para recolher amostra de tecido e averiguar a presença de células cancerosas.

Algumas mulheres optam pela remoção dos nódulos benignos evitando preocupações futuras com o câncer ou com outros tipos de nódulos que possam aparecer. No entanto, se você e seu medico estão seguros de que o nódulo é benigno, sua extração não é necessária. Nódulos benignos não se transformam em câncer.

Em caso de um câncer de mama, quanto antes se iniciar o tratamento, melhor são as probabilidades de cura.

Dor nos Seios


Dor nos seios é algo muito comum e geralmente não é devido a um câncer. Muitas mulheres saudáveis encontram nódulos nos seios ou os sente duros antes do período menstrual. Alguns tumores benignos são dolorosos e muitas mulheres sentem dor nos seios por breve tempo, porém as dores passam. Mesmo após fazer vários exames pode não haver uma causa aparente para as dores. Na maioria dos casos a dor nos seios não é causada pelo câncer, mas alguns tipos de câncer de mama podem causar dor, o melhor a fazer é consultar o medico.

Câncer de Mama em Homens


O câncer de mama também pode atingir os homens (embora menos comum). Portanto, depois dos 50 anos é recomendável não desconsiderar a presença de ulcerações, nódulos(não dolorosos) abaixo da aréola, retração de tecidos e a presença de líquidos nos mamilos.