Conteúdo

Versão em espanhol


Redes Sociais




Leucemia (câncer no sangue)


Leucemia é o nome dado a um grupo de doenças diferentes entre si que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. Pode acometer adultos e crianças más em muitos casos, há cura. Nas leucemias, os glóbulos brancos doentes produzidos de forma descontrolada reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue, além de perder a função de defesa do organismo.

Os sintomas da leucemia (tipo de câncer no sangue) começam a aparecer quando o numero de células cancerígenas (anormais) no sangue aumenta e a medula óssea não pode fabricar as células normais que o corpo necessita. A leucemia consiste em uma superprodução de células anormais ou células que se “estagnam” na fase inicial do processo de amadurecimento. Estas células leucêmicas não são funcionais e não são capazes de fazer o trabalho das células sanguíneas maduras saudáveis. Ter poucas células normais no sangue, seja glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ou plaquetas, podem causar uma serie de sintomas. Na leucemia aguda, os sintomas aparecem e pioram rapidamente.

Leucemia Aguda


Leucemia
A leucemia aguda pode provocar uma grande diminuição no número de glóbulos brancos normais (um transtorno chamado neutropenia), isso dificulta o combater as infecções (que são frequentes na boca, garganta, pele, pulmão, trato urinário, bexiga, ou a área ao redor do ânus). Também pode causar a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue (anemia) por isso a pessoa se sente muito cansada, com falta de ar ou com aparência pálida porque chega pouco oxigênio nos tecidos. Se causa uma diminuição acentuada das plaquetas (trombocitopenia) pode apresentar um sangramento incomum, facilitando o aparecimento de manchas escuras, hemorragias nasais, sangramentos menstrual abundante, pequenos manchas roxas ou vermelhos na pele (petéquias) especialmente nos braços e pernas.

Outros sintomas gerais da leucemia aguda podem incluir: febre, calafrios, perda inexplicável de peso, infecções frequentes, dor ou sensação de volume debaixo das costelas, mal estar generalizado, dor de garganta, inflamação das gengivas, sudorese noturna, dor de cabeça, vômitos, problemas de visão, dor nos ossos ou articulações (sobre tudo no quadril ou no esterno) e inchaço indolor dos gânglios linfáticos do pescoço, axilas, estomago ou virilha.

Quando se diagnostica a leucemia aguda, geralmente há um grande e crescente numero de células leucêmicas. Os sinais e sintomas podem ter estado presentes por menos de três meses ou apenas poucos dias.

Entre os tipos de leucemia aguda estão a leucemia linfocítica ou linfoide aguda (mais frequente em crianças) e leucemia mieloide ou mieloblástica aguda (mais frequente em adultos).

Leucemia Crônica


Em etapas iniciais da leucemia crônica, as células leucêmicas podem funcionar quase que normalmente e não causam sintomas. A princípio, enfermidade é descoberta durante uma análise rotineira de sangue. Quando os sintomas aparecem, geralmente são leves e pioram gradativamente. Os sintomas gerais de leucemia crônica podem incluir: fadiga persistente, fraqueza, mal estar generalizado, perda de apetite, perda inexplicável de peso, sudorese excessiva (especialmente à noite), inflamação sem dor dos gânglios linfáticos e aumento do tamanho do fígado ou do baço.

As pessoas com leucemia aguda são mais propensas a experimentar os primeiros sintomas da doença que aquelas pessoas com a forma crônica. Em muitos casos, as pessoas com leucemia crônica não tem sintomas iniciais, o que costuma ser frequente a descoberta da enfermidade em um exame rotineiro.

Com frequência, estes sintomas não são causados pela leucemia, mas por outros problemas de saúde como gripe ou infecção. Exames como hemograma (exame para avaliação das células sanguíneas) ou mielograma (exame para avaliação da medula óssea) são necessários para um diagnóstico mais preciso. É recomendado consultar com um medico caso apresente de maneira persistente alguns dos sintomas acima mencionados.