Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer das Glândulas Salivares


As glândulas salivares são responsáveis pela produção de saliva (fluído despejado na boca para mantê-la úmida), a saliva inicia a digestão, ajuda a dissolver o alimento e a proteger os dentes contra cáries. Os agrupamentos maiores das glândulas salivares são encontrados nos lados da face, embaixo da língua, embaixo da mandíbula e em frente das orelhas.

Os sintomas do câncer das glândulas salivares costumam estar relacionados ao aumento da glândula, o que pode afetar outras estruturas. Também pode não causar nenhum sintoma.


As vezes é detectado durante um exame regular de revisão dental ou física.

O primeiro sintoma pode ser um inchaço, geralmente indolor, em uma das glândulas salivares (em frente às orelhas, sob o queixo ou no chão da boca). O tamanho do inchaço aumenta gradativamente.

Os sintomas mais comuns do câncer das glândulas salivares são:

- Alterações na simetria da face.
- Dificuldade de movimentação de um lado do rosto, conhecido como paralisia do nervo facial.
- Dificuldade para comer ou engolir.
- Dificuldade para abrir a boca com amplitude.
- Drenagem ou secreção de liquido do ouvido.
- Dor, dormência ou fraqueza na face.
- Inchaço ou nódulo na bochecha, queixo, boca e pescoço.

Na presença destes sintomas, o médico deve examinar a garganta e pescoço utilizando espelhos e luzes. Também pode solicitar uma tomografia ou ressonância magnética. Caso haja identificação de algum tecido anormal, uma biopsia será realizada para verificar a malignidade dos achados.

No câncer das glândulas salivares células malignas são encontradas nos tecidos das glândulas salivares. Portanto é uma doença grave. Busque imediatamente ajuda medica se você ou alguém com quem têm contato apresente algum destes sintomas:

- Alterações faciais.
- Dificuldade para comer, engolir ou abrir a boca.
- Dormência ou fraqueza no rosto.
- Dor persistente na face.
- Inflamação ou protuberância no rosto, queixo, boca ou garganta que não desaparece em uma semana ou duas.

Câncer das glândulas salivares
O câncer da glândula salivar é pouco comum, por isso os médicos não recomendam testes para detecta-lo a não ser que a pessoa apresente sintomas. No entanto, devido à sua localização, em muitos casos, pode ser detectado em seu estágio inicial. A princípio os pacientes, seus dentistas, ou seus médicos notam uma massa ou nódulo em uma das glândulas salivares (em geral em um dos lados do rosto ou na boca). A verificação das glândulas salivares na busca de tumores é com frequência, parte da rotina dos checkups gerais médicos e dentários.

Estar alerta a certos sintomas e não ignora-los pode ajudar a detectar o câncer da glândula salivar em uma fase inicial, tornando o tratamento mais eficaz.

Os sintomas causados pelo câncer da glândula salivar podem ser em decorrência de outras enfermidades.