Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Câncer de Vulva
Os sinais e sintomas do câncer de vulva (vulvar) são: prurido vulvar que dura muito tempo e não é aliviado com uso de antifúngicos nem de cremes esteroides; áreas de coloração rosa, vermelho, branco ou descoloridas; manchas escamosas ou semelhantes as verrugas; manchas vermelhas e dolorosas, ou uma ferida aberta (úlcera); engrossamento da pele; dor, sensibilidade ou mal-estar na vulva; alterações na aparência de uma mancha escura na vulva (que podem crescer ou mudar de cor ou forma); um nódulo ou massa na vulva que não desaparece; queimação ou formigamento (que pode ser pior ao urinar).
Os sinais e sintomas tardios ocorrem quando o câncer vulvar torna-se maior ou se espalha para outras partes do corpo, incluindo outros órgãos, e podem ser: coceira intensa, dor, nódulo grande ou massa na vulva, dor ao urinar ou ao fazer sexo, sangramento ou fluxo anormal, perda de liquido vindo do tumor e um ou mais gânglios linfáticos inchados ou duros na virilha.
O câncer de vulva pode não causar sinais ou sintomas em seus estágios iniciais.
QUE É CÂNCER DE VULVA?
As células da vulva podem mudar e provocar distúrbios não cancerosos ou benignos, tais como líquen escleroso ou verrugas genitais (condiloma acuminado). Também podem dar lugar a tumores não cancerosos, tais como cisto de Bartolino e o cisto de Skene .
Alterações nas células podem produzir condições pré-cancerosas, tais como neoplasia intra-epitelial da vulva, que é a condição pré-cancerosa mais comum da vulva. A enfermidade de Paget é outra condição pré-cancerosa, mas é rara.
Em alguns casos, alterações nas células da vulva podem causar câncer. Frequentemente, o câncer vulvar começa em células planas e finas chamadas de células escamosas. Estas células encontram-se na pele da vulva. Este tipo de câncer se chama carcinoma de células escamosas da vulva.
O câncer vulvar, também pode começar nos melanócitos, que são as células que produzem a melanina, substancia responsável pela cor dos olhos, pele e cabelo. O câncer que começa nos melanócitos da vulva é chamado melanoma vulvar.
Também é possível desenvolver tipos raros de câncer vulvar como a doença invasiva de Paget, o carcinoma verrugoso e o adenocarcinoma.
Os lugares mais comuns para onde o câncer de vulva pode se espalhar são:
- Os gânglios linfáticos da virilha (chamados gânglios inguinais) localizados do mesmo lado que o tumor ou em ambos lados da virilha;
- Órgãos nas proximidades (incluindo o clitóris, vagina, uretra, bexiga, ânus ou reto);
- O osso púbico;
- Gânglios linfáticos da pélvis;
- Pulmão (o local mais comum de metástases à distância);
- Fígado;
- Ossos.