Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Bexiga


O sintoma inicial mais comum do câncer de bexiga é sangue na urina. Na maioria dos casos, o câncer se limita ao revestimento interno da bexiga. O tratamento deste tipo de câncer superficial da bexiga é relativamente fácil e curado com frequência. Se o câncer se espalhou através da camada muscular da bexiga, a probabilidade de cura é menor, no entanto, seu avanço pode ser retardado.

Às vezes, as pessoas com câncer de bexiga não mostram nenhum destes sintomas. Outra doença que não seja o câncer pode apresentar estes sintomas.


O câncer de bexiga geralmente não apresenta sintomas que indicam especificamente a presença do câncer. O câncer de bexiga é com frequência diagnosticado quando uma pessoa informa a seu médico a presença de sangue na urina (conhecido como hematúria). Hematúria macroscópica significa presença de sangue na urina em quantidade suficiente para ser visível pelo paciente. Também é possível que haja pequenas quantidades de sangue na urina, não visível (chamado hematúria microscópica), e apenas pode ser detectada com um teste de urina.

Cáncer de vejiga
Para um diagnóstico específico do câncer de bexiga não se faz um exame de urina, já que sangue na urina pode ser um sinal de outras doenças que não são câncer, como infecção ou pedras nos rins. Um tipo de teste de urina que pode indicar a presença do câncer é a citologia, é um teste em que a urina é analisada em um microscópio para verificar se há presença de células cancerosas.

Outros sintomas do câncer de bexiga que podem surgir, além de hematúria, são: dor ao urinar, urinar muito, sentir necessidade de urinar com frequência durante a noite, sentir necessidade de urinar mas não ser capaz, incontinência urinaria, e dor nas costas de um lado do corpo.

Às vezes, quando aparecem os primeiros sintomas de câncer de bexiga, o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Neste caso, os sintomas dependem do local por onde o câncer se espalhou. Por exemplo, o câncer que se espalhou nos pulmões pode causar tosse ou falta de ar, se foi disseminado no fígado pode causar dor abdominal ou icterícia (pele e olhos amarelados), e se disseminou pelos ossos pode causar dor ou fratura óssea.