Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Rabdomiossarcoma
Rabdomiossarcoma é um câncer das células musculares que pode se desenvolver em qualquer parte do corpo. Os locais mais comuns são:
- Osso em torno do olho (órbita), junto a base do crânio (parameníngeo) ou em outros locais da cabeça e pescoço (não parameníngeo). O rabdomiossarcoma nessas áreas é mais comum em crianças menores de 8 anos.
- Órgãos do aparelho genitourinário (bexiga, próstata, vagina, útero e área ao redor dos testículos). O rabdomiossarcoma nessas áreas é mais comum em bebês e crianças muito pequenas.
- Braços e pernas. O rabdomiossarcoma nas extremidades é mais comum em adolescentes.
Os sintomas do rabdomiossarcoma podem variar muito, dependendo do tamanho, localização e propagação do tumor. Os sintomas podem incluir inchaço ou nódulo, dor ou ardor na área afetada, mancar ou outra dificuldade para usar as pernas, pés, braços ou mãos.
Dependendo da localização do rabdomiossarcoma, os sintomas podem ser:
- Osso ao redor do olho (órbita): olhos esbugalhados, pálpebra caída (ptose), pálpebras inchadas, vermelhidão ou infecção ao redor do olho.
- Ao lado da base do crânio (parameníngeo), incluindo tumores na cavidade nasal, ouvido e seios paranasais: assimetría facial, inchaço da face, dor facial, dores de cabeça, congestão nasal, secreção nasal ou sangramento do nariz, dor de ouvido, secreção auricular ou sangramento, paralisia do nervo facial (paralisia facial), perda de audição.
- Outros locais da cabeça e pescoço (não parameníngeo): nódulo indolor.
- Braços e pernas (extremidades): nódulo, inchaço ou sensibilidade, dor.
- Abdômen ou pelve: abdômen inchado ou protuberância no abdômen, dor abdominal, vômitos, constipação.
- Ao redor dos testículos (região paratesticular): inflamação indolor do escroto.
- Vagina ou útero: corrimento vaginal, sangramento, caroço ou protuberância.
Quando o rabdomiossarcoma é descoberto e tratado precocemente, as chances de sucesso do tratamento são maiores. Consulte seu médico se o seu filho tem: um inchaço ou nódulo, dor ou desconforto no corpo que não desapareçe, manca ou apresenta outra dificuldade para usar as pernas, pés, braços ou mãos.
O QUE É O RABDOMIOSSARCOMA
Às vezes, as células musculares se alteram e deixam de se comportar de forma normal. Em alguns casos, as mudanças nas células musculares podem causar rabdomiossarcoma, que é um tipo de sarcoma de tecidos macios. Os rabdomiossarcomas podem se desenvolver em qualquer músculo do corpo. São o tipo mais comum de sarcoma de tecidos macios em crianças.
Os locais mais comuns de metástases de rabdomiossarcoma são os pulmões, medula óssea, ossos, gânglios linfáticos e fígado. Tumores envolvendo o ouvido, nariz ou seios paranasais têm uma tendência a se propagar ao sistema nervoso central.
TIPOS DE RABDOMIOSSARCOMA
Existem três tipos de rabdomiossarcoma que podem ocorrer na infância:
Rabdomiossarcoma Embrionário
Rabdomiossarcoma Alveolar
O rabdomiossarcoma alveolar é mais comum em crianças maiores e adolescentes, com cerca de 20% dos rabdomiossarcomas diagnosticados em crianças. Ocorre mais comumente nos membros, tórax e abdome. Com frequência é um câncer agressivo e o tratamento inclui quimioterapia, juntamente com cirurgia ou radioterapia, ou ambos.
Rabdomiossarcoma Botrióide
O radbomiosarcoma botrióide é uma variante do tipo embrionário. Constitui aproximadamente entre 5% a 10% dos rabdomiossarcomas diagnosticados em crianças. Costuma desenvolver-se comumente nos órgãos do aparelho geniturinário e ocorre mais frequentemente em bebês.