Conteúdo

Versão em espanhol


Mieloma Múltiplo


O mieloma múltiplo pode não causar sinais ou sintomas em seus estágios iniciais. Os sintomas surgem quando um tumor cresce na medula óssea ou em algum lugar fora dela. Os sintomas também podem aparecer se as imunoglobulinas (proteínas M) se acumulam em órgãos como o rim.

Os sintomas do mieloma múltiplo também podem ser causados por outros transtornos de saúde. É importante que o médico controle qualquer sintoma anormal.


Os sinais e sintomas do mieloma múltiplo são:
- Dor óssea a partir de uma fratura, especialmente nas costas, peito, costelas, quadris ou crânio.
- Contagem baixa de glóbulos vermelhos levando à anemia, que pode causar fadiga, fraqueza, falta de ar, tonturas e palidez.
- Contagem baixa de glóbulos brancos, que pode levar a infecções frequentes.
- Contagem baixa de plaquetas, que pode causar hemorragias nasais, sangramento nas gengivas ou sangramento abundante a partir de pequenos cortes ou arranhões.
- Níveis de proteínas no sangue ou na urina mais altos do que o normal .
- Cálcio no sangue (chamado hipercalcemia), que pode causar sede, necessidade de urinar com frequencia, desidratação, insuficiência renal, constipação, perda de apetite, fraqueza, sonolência, confusão, náusea e vómitos, ou letargia.
- Perda de peso.
- Pneumonia (infecção dos pulmões) ou outros tipos de infecção que podem causar febre.
- Fraturas ósseas, que pode levar à compressão da medula espinal e paralisia.
- Problemas do sistema nervoso, incluindo dor súbita e severa, dormência e formigamento, fraqueza muscular, confusão, vertigens ou síndrome do túnel do carpo.
- Aumento do espessamento ou pegajosidade (chamado hiperviscosidade) do sangue, que pode causar dores de cabeça, tonturas, fraqueza, sonolência, fadiga, sangramento dos cortes, lesões de cor púrpura e visão turva.
- Problemas renais, que podem causar fraqueza e inchaço.
- Mudanças na função de algum órgão, insuficiência nos órgãos devido a depósitos de amilóide (amiloidose) ou síndrome paraneoplásica.
- Plasmocitoma extramedular.

Os sintomas que ocorrem com mais freqüencia no mieloma múltiplo são: cálcio arterial elevado (hipercalcemia), problemas renais (insuficiência renal), anemia e doença óssea.

O que é mieloma múltiplo?


mieloma multiplo
Medula óssea no mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo é um câncer que começa nas células plasmáticas. As células plasmáticas são um tipo de glóbulo branco que produzem anticorpos que ajudam o organismo a combater infecções. São encontrados principalmente na medula óssea, mas também estão presentes em alguns outros tecidos e órgãos. A medula óssea é um tecido mole e esponjoso que está dentro da maioria dos ossos, onde se produzem diferentes tipos de células sanguíneas.

As células plasmáticas da medula óssea as vezes sofrem alterações e já não crescem ou se comportam de forma anormal. Estas alterações podem causar um transtorno pré-canceroso chamado gamopatia monoclonal de significado indeterminado. Pré-canceroso significa que as células ainda não são câncer, mas existe uma possibilidade mais alta de que estas alterações anormais se convertam em câncer. Em alguns casos, esta gamopatia pode tornar-se um mieloma múltiplo .

O mieloma se desenvolve quando as células plasmáticas anormais (células de mieloma) da medula óssea começam a se dividir descontroladamente. Ao longo do tempo, as células de mieloma se acumulam na medula óssea. Isto faz com que seja difícil o desenvolvimento e o funcionamento de outras células sanguíneas na medula óssea. A acumulação de células de mieloma na medula óssea podem alterar o equilíbrio de certos minerais no corpo. As células de mieloma também produzem uma substância que causa danos aos ossos e altos níveis de cálcio no sangue, assim como proteínas anormais que podem afetar a outros órgãos como os rins.

O mieloma múltiplo é descrito como uma combustão lenta ou ativa. Sem combustão, o mieloma múltiplo também é conhecido como mieloma assintomático ou insensível, já que não causa nenhum sintoma. As pessoas com mieloma múltiplo ativo tem sintomas.

plasmacitoma
Micrografia de um plasmacitoma
As células de mieloma podem formar tumores nos ossos. Se ha apenas um tumor em um osso, se chama plasmocitoma solitário. Quando muitos plasmacitomas são encontrados nos ossos, a doença é chamada de mieloma múltiplo. Os plasmacitomas também podem formar-se na parte exterior dos ossos (plasmocitomas extramedulares).

Também podem se desenvolver tipos raros de mieloma múltiplo como o mieloma imunoglobulina D (IGD) e imunoglobulina mieloma E (IgE).

O mieloma múltiplo, ao contrário de outros tipos de câncer, não tem propagação metastática. Devido ao fato de estar na medula óssea e afetar múltiplos ossos ou múltiplas áreas em um osso, se considera generalizado quando se diagnostica. Os ossos mais comuns onde ocorre o mieloma múltiplo são: coluna vertebral, costelas, esterno, quadris, escápula (omoplata) e crânio.