Conteúdo

Versão em espanhol


Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin


Os sintomas mais comuns de linfoma são:

- Inflamação dos gânglios linfáticos. É o sinal mais comum de linfoma. Geralmente é indolor, embora às vezes possa doer e, em algumas pessoas, a dor surge após a ingestão de álcool. O inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço é muito comum durante certas infecções, embora uma vez terminada a infecção o inchaço desaparece, enquanto que quando há presença de linfoma a inflamação permanece. Os ganglios linfáticos são parte do sistema imunológico e são encontrados por todo o corpo, mas seu inchaço pode ser notado sendo mais frequente no pescoço, axila e virilha.


- Transpiração abundante, especialmente à noite, deixando roupas ou lençóis muito úmidos.
- Febre que vem e vai.
- Súbita perda de peso sem explicação óbvia.
- Coceira, que pode ser pior depois de beber álcool.
- Tosse ou falta de ar.
- Dor abdominal ou vômitos depois de beber álcool.
- Perda de apetite.
- Fadiga.

O que é linfoma?


O linfoma é um câncer do sistema linfático, que faz parte do nosso sistema imunitário. Caracteriza-se pela formação de tumores sólidos no sistema imunitário. Esse tipo de câncer afeta as células do sistema imunológico chamadas linfócitos, que são as células brancas do sangue.

Os cânceres do sistema linfático são classificados de acordo com o tipo de células imunitárias afetadas:

- Linfoma no Hodgkin. Células B e células T são afetadas, sendo ambas linfócitos com um papel especial na imunidade. Os linfomas de células B são mais comuns do que os de células T.

linfoma no hodgkin
Linfoma no Hodgkin
Linfoma
Citología de un linfoma de Hogdkin
- Linfoma de Hodgkin. As células cancerosas geralmente são um tipo anormal de linfócitos B chamados de células de Reed-Sternberg. Existem muitos subtipos de linfoma de Hodgkin, caracterizados pelas diferenças observadas em microscópio, mas uma porcentagem muito elevada de casos são classificados como Hodgkin "clássico".

Cerca de 90% dos linfomas são do tipo não-Hodgkin, enquanto que cerca de 10% são Hodgkin.

Há um tipo de linfoma não-Hodgkin chamado linfoma de Burkitt. É uma doença rara e será comentada mais adiante neste artigo.