Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Pênis


Os sintomas mais comuns do câncer de pênis são as mudanças que afetam a pele que cobre o pênis, como descoloração, espessamento ou nódulos. Os sinais mais frequêntes de identificação do câncer de pênis são:
- Alterações na aparência da pele do pénis, como por exemplo a cor.
- Secreção, as vezes de cheiro desagradável.
- Áreas inflamadas, nódulos, erupções avermelhadas, protuberâncias com crostras ou inchaços de cores incomuns no pênis.
- Dor inexplicável na ponta do pênis.


- Sangramento da pele do pênis.
- Gânglios linfáticos inflamados na virilha (linfadenopatia inguinal).

Estes sintomas podem também ocorrer em outros trastornos que não são câncer, mas é necessário consultar um médico já que o câncer em fase inicial também apresenta estes sinais. Se o médico encontra sintomas de câncer de pênis, serão realizados um exame físico e uma biópsia, que consiste na remoção e exame de algumas células da zona afetada do pênis para detectar a presença de câncer.

Detecção precoce do câncer de pênis


Quase todos os cânceres de pênis se desenvolvem inicialmente na cabeça do pênis (glande) ou na pele debaixo do prepúcio (se não está circuncidado). É raro o desenvolvimento do câncer de pênis no eixo principal do pênis. Portanto, o câncer só pode ser precocemente detectado se você mover o prepúcio para trás.

Normalmente, o primeiro sintoma do câncer de pénis é uma mudança na cor da pele do prepúcio ou da glande. A pele afetada também pode engrossar ou tornar-se avermelhada. A área afetada da pele pode então desenvolver-se gradualmente em um pequeno nódulo plano (normalmente de cor castanho-azulado) ou uma ferida que pode sangrar. Geralmente não causa dor. Em alguns casos, o câncer inicial se desenvolve como pequenas protuberâncias com crostas.

Anatomia do pênis
Anatomia do pênis
Se deixado sem tratamento, o câncer tende a crescer e envolver toda a superfície da glande e/ou prepúcio. Em seguida, se espalha a partes mais profundas do pénis e a outras áreas do corpo onde pode causar outros sintomas.

Os homens costumam sentir-se envergonhados ou assustados por conta dos primeiros sintomas e podem evitar a ida ao médico até que o câncer alcança um nível mais avançado, por isso é importante relatar imediatamente ao médico qualquer sintoma.

Os sintomas do câncer de pênis avançado (estágio 3 ou 4) produzem sintomas mais gerais, como:
- Nódulo na virilha (devido a inflamação dos gânglios linfáticos).
- Cansaço.
- Dor abdominal (barriga).
- Dor nos ossos.
- Perda inexplicada de peso.