Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Câncer de Ovário
Os sintomas do câncer de ovário, quando presentes, são muito vagos. Estes podem incluir fadiga, sensação rápida de plenitude ao comer (saciedade precoce), inchaço abdominal, de forma repentina não caber no próprio vestuário, inflamação nas pernas, alterações no hábito intestinal (constipação ou diarréia), mudanças nos hábitos urinários (urinar mais ou menos), dores abdominais e dificuldade para respirar.
Como mencionado acima, estes sintomas podem ser muito sutis e vagos, assim como muito freqüentes. Isto dificulta o diagnostico da doença.
Infelizmente, não há bons testes de detenção precoce do câncer de ovário, embora haja uma ampla investigação em curso.
Os exames de imagem (ultra-som, raios-X e tomografia computadorizada), e exames de sangue não devem ser usados como únicas ferramentas para confirmar o câncer de ovário, já que por si só eles são imprecisos e levam muitas mulheres a uma cirurgia não necessária. O diagnóstico pode ser obtido baseado nos sintomas e em um exame físico, em seguida provas de imagem sao realizadas.
Os tumores borderline podem apresentar sintomas semelhantes. Frequentemente são vistos como massas muito grandes no ovário, que costumam causar inchaço, distensão abdominal, constipação e alterações nos hábitos urinários.
Nos tipos de tumor ovariano mais raros (tumores do estroma e de células germinativas), os sintomas são semelhantes. Às vezes, os tumores de células da granulosa podem apresentar dor intensa e sangramento, devido ao rompimento do tumor no útero. Este tipo de evento pode ser confundido com uma gravidez ectópica, ja que as mulheres afetadas tendem a encontrar-se em idade reprodutiva.