Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Câncer de Garganta (Laringe)
A laringe é um órgão em formato de pirâmide. Está localizada na garganta e é divida em: subglote, glote e supraglote. É na glote que se encontram as cordas vocais. Aproximadamente 60% dos tumores malignos de laringe se desenvolvem na glote e o tipo mais comum é o carcinoma de células escamosas. Os dois principais fatores de risco para o câncer de laringe são: o cigarro e o álcool. O diagnóstico do câncer de laringe leva em conta os sintomas, se a pessoa é usuário habitual de álcool e de cigarros. A laringoscopia direta e indireta é o exame de imagem usado para visualizar a região afetada. No entanto a realização de uma biopsia é indispensável.
O câncer de garganta (laringe) pode ser curado se descoberto em suas fases iniciais. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O tratamento leva em consideração o estágio da doença e conta com os seguintes recursos: cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Alguns sinais precoces de alerta do câncer de laringe são:
- Caroço no pescoço. Si o câncer se disseminou na laringe por qualquer um dos gânglios linfáticos do pescoço, o primeiro sinal pode ser um caroço do lado do pescoço.
- Dor de garganta. Uma dor de garganta persistente, ou sensação de ter algo preso na garganta que não desaparece, pode ser sinal de câncer de laringe acima das cordas vocais.
- Sentir necessidade de tossir. A constante irritação da garganta e a sensação de que se tem que tossir o limpar a garganta podem ser sintomas precoces do câncer.
- Dificuldade de engolir. Um câncer grande de laringe pode estreitar a abertura do esófago fazendo com que os alimentos fiquem entupidos ou subam pelo esôfago.
- Sensação de nó na garganta.
- Mal hálito (halitose)
- Dor de ouvido. As vezes a dor de garganta permite se associa a dor no ouvido também. Isso é chamado de dor reflexo e pode ser um dos sintomas do câncer de laringe alto.
- Dificuldade para respirar. Se o câncer de garganta afeta o movimento das cordas vocais ou é muito extenso, dificuldades para respirar podem surgir.
- Perda de peso. Uma perda de peso rápida e involuntária pode ser sinal de um câncer subjacente.