Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Garganta (Laringe)


A laringe é um órgão em formato de pirâmide. Está localizada na garganta e é divida em: subglote, glote e supraglote. É na glote que se encontram as cordas vocais. Aproximadamente 60% dos tumores malignos de laringe se desenvolvem na glote e o tipo mais comum é o carcinoma de células escamosas. Os dois principais fatores de risco para o câncer de laringe são: o cigarro e o álcool. O diagnóstico do câncer de laringe leva em conta os sintomas, se a pessoa é usuário habitual de álcool e de cigarros. A laringoscopia direta e indireta é o exame de imagem usado para visualizar a região afetada. No entanto a realização de uma biopsia é indispensável.


O câncer de garganta (laringe) pode ser curado se descoberto em suas fases iniciais. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O tratamento leva em consideração o estágio da doença e conta com os seguintes recursos: cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Alguns sinais precoces de alerta do câncer de laringe são:

Câncer de garganta (laringe)
- Mudanças na voz. A maioria dos canceres de laringe começa nas cordas vocais, uma mudança na voz é um sintoma de alerta precoce. Sempre que detectar uma alteração em sua voz que dure mais que três semanas, consulte um especialista que possa examinar sua garganta. A rouquidão é um dos sintomas mais comuns, no entanto é mais provável que seja causada por algum outro transtorno como uma infecção ou por fumar.

- Caroço no pescoço. Si o câncer se disseminou na laringe por qualquer um dos gânglios linfáticos do pescoço, o primeiro sinal pode ser um caroço do lado do pescoço.

- Dor de garganta. Uma dor de garganta persistente, ou sensação de ter algo preso na garganta que não desaparece, pode ser sinal de câncer de laringe acima das cordas vocais.

- Sentir necessidade de tossir. A constante irritação da garganta e a sensação de que se tem que tossir o limpar a garganta podem ser sintomas precoces do câncer.

- Problemas respiratórios. Uma respiração ruidosa (chamada estridor) pode ocorrer se a abertura entre as cordas vocais estreitar-se em decorrência do câncer.

- Dificuldade de engolir. Um câncer grande de laringe pode estreitar a abertura do esófago fazendo com que os alimentos fiquem entupidos ou subam pelo esôfago.

- Sensação de nó na garganta.

- Mal hálito (halitose)

- Dor de ouvido. As vezes a dor de garganta permite se associa a dor no ouvido também. Isso é chamado de dor reflexo e pode ser um dos sintomas do câncer de laringe alto.

- Dificuldade para respirar. Se o câncer de garganta afeta o movimento das cordas vocais ou é muito extenso, dificuldades para respirar podem surgir.

- Perda de peso. Uma perda de peso rápida e involuntária pode ser sinal de um câncer subjacente.