Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Tumor Cerebral
Os sintomas de tumor cerebral mais comuns são os seguintes:
- Dores de cabeça freqüentes, que podem piorar com a atividade ou durante a madrugada.
- Convulsões. Convulsões motoras, movimentos involuntários repentinos dos músculos. Se pode experimentar diferentes tipos de convulsões, entre elas as mioclônicas e tônico-clônicas.
- Perda de audição e visão turva.
- Dificuldade sensorial (tátil) e motora (controle de movimentos).
- Perda de equilíbrio.
- Mudanças no comportamento, personalidade e memória.
- Dificuldade para falar.
- Trombose venosa profunda.
- Confusão mental e alucinações.
- Fadiga.
- Depressão.
- Disfunção endócrina (alterações hormonais e glandulares).
- Movimentos involuntários repetitivos, tais como espasmos.
- Náuseas ou vômitos.
Os sintomas que podem ser específicos da localização do tumor cerebral são:
- Pressão ou dor de cabeça próximo ao tumor.
- Perda de equilíbrio e dificuldade com a motricidade fina (associado a um tumor no cerebelo).
- Mudanças no julgamento, incluindo a perda de iniciativa, lentidão, e fraqueza muscular ou paralisia (associados a um tumor no lobo frontal do cérebro).
- Perda parcial ou total da visão (causada por um tumor no lóbulo occipital ou lóbulo temporal do cérebro).
- Alterações na fala, audição, memória ou estado emocional, tais como agressividade e dificuldade para entender ou lembrar palavras (tumor no lóbulo frontal e temporal do cérebro).
- Imcapacidade de olhar para cima (causada por um tumor na glândula pineal).
- Aleitamento (produção de leite materno), alteração do período menstrual em mulheres e caroços nas mãos e pés em adultos (associados a um tumor na hipófise).
- Dificuldade de engolir, fraqueza ou dormência facial, ou visão dupla (sintoma de um tumor no tronco do encéfalo).
- Mudanças na visão, incluindo a perda de parte da visão ou visão dupla (tumor no lobo temporal, lobo occipital, ou tronco cerebral).
No entanto, estes sintomas podem ser causados por outras doenças menos graves. Ante seu surgimento se faz necessário consultar um médico.
Estes sintomas podem estar associados com o tipo, tamanho e/ou localização do tumor assim como os tratamentos utilizados para controlá-lo. Cirurgia, radioterapia, quimioterapia e outros tratamentos têm o potencial para gerar novos sintomas a medida que trabalham para reduzir o impacto do tumor.
Dores de cabeça frequentes são um dos primeiros sinais de tumor cerebral. Elas podem começar sendo pouco dolorosas, aumentando em intensidade à medida que o tempo passa. Se as dores de cabeça são o único sintoma, muito provavelmente não há presença de tumor. Um tumor no cérebro quase sempre é acompanhado de outros sintomas. Mas, embora as dores de cabeça não sejam resultado de um câncer no cérebro, um médico deve ser consultado para determinar exatamente a causa da dor.
Os cânceres cerebrais podem causar visão turva e perda da visão periférica. É possível a visualização de floaters (moscas voadoras) e luzes piscando que podem perturbar o campo visual. Problemas de audição por neoplasias no cérebro podem ser zumbido nos ouvidos ou perda total da audição em um ou ambos ouvidos. Se o tumor está localizado muito perto dos olhos ou ouvidos, os sintomas na visão e no ouvido podem piorar à medida que o carcinoma vai crescendo.
Todos estes sintomas nem sempre indicam que você tem um tumor no cérebro. Só um médico pode fazer o diagnóstico da presença de um cãncer.
O que é um tumor cerebral?
Tumor cerebral é uma área de crescimento celular anormal no cérebro. Existem vários tipos de tumor cerebral que são classificados de acordo com sua localização e tamanho. Muitos dos cânceres cerebrais são malignos, o que significa que requer algum tipo de cuidado médico. É importante buscar tratamento para irregularidades neurológicas em um estágio inicial, já que tumores cerebrais e outros distúrbios neurológicos pioram quando não tratados.
Os tumores são provocados pela divisão celular descontrolada. Alguns tipos são causados por defeitos genéticos, enquanto que outros se desenvolvem em resposta à exposição ambiental ou como um resultado de uma mutação aleatória adquirida durante a reprodução celular. Em lugares perto do crânio este pode tornar-se um problema sério.
O próprio cérebro pode desenvolver um tumor cerebral, assim como os nervos cranianos, e as glândulas do crânio. Um tumor maligno presente em outras partes do corpo também pode se estender ao cérebro, causando um tumor cerebral. Uma vez que o tumor cresce grande o suficiente, os sintomas começam a aparecer.