Conteúdo

Versão em espanhol


Câncer de Olho


Os sinais e sintomas do câncer de olho são: mudanças na visão, visão turva, diminuição da visão ou perda de campo visual (perda de parte do campo de visão, ou seja, da área total que pode ser vista de uma vez), ver flashes de luz ou sombras, ver floaters ou "moscas voadoras" (manchas ou linhas onduladas), mancha escura na íris (parte colorida do olho), alteração no tamanho ou a forma da pupila.

Os cânceres oculares normalmente não causam qualquer dor, e em seus estágios iniciais não costumam apresentar sintomas.


Os sintomas ocorrem quando o câncer aumenta ou se dissemina a outras partes do corpo, incluindo outros órgãos:
- Vermelhidão e inflamação dos olhos;
- Mudança no movimento dos olhos;
- Alteração na posição do globo ocular (nos tumores orbitais);
- Dor nos olhos (raro).

QUE É O CÂNCER DE OLHO?


Olho
Olho humano e órbita
Câncer de olho (ou câncer ocular) é um tumor maligno que se origina nas células do globo ocular ou nos tecidos circundantes.

O olho é o órgão que nos permite ver. Globo ocular ou globo, é a parte principal do olho. Inclui a íris, que é a parte colorida do olho e a pupila, que é a parte mais escura que permite passar luz para dentro do olho. O globo ocular é protegido pela órbita ou cavidade do olho. A órbita é feita de osso e outros tecidos. O olho também tem outras partes chamadas estruturas acessórias ou anexas, que são as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas.

As células das diferentes partes do globo ocular podem alterar-se e dar lugar a tumores não cancerosos ou benignos, tais como hemangioma cavernoso, o pterígio ou tumor benigno da glândula lacrimal.

As alterações nas células do olho ou dos tecidos circundantes também podem causar transtornos pré-cancerosos, tais como a marca atípica do olho ou os nevos displásicos.

Em alguns casos, mudanças nas células do olho podem causar câncer. O câncer que começa no globo ocular ou nos tecidos circundantes não é muito comum em adultos. Quando aparece câncer de olho em adultos, se inicia com maior frequencia nos melanócitos. Essas células produzem melanina, um pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. Os tumores que se desenvolvem no interior do globo ocular são chamados tumores intra-oculares. O câncer que começa nos melanócitos do interior do globo ocular é chamado de melanoma intra-ocular.

Os adultos também podem desenvolver outros tipos de câncer que se originam em diferentes tipos de células do olho ou dos tecidos circundantes. Esses cânceres são os linfomas oculares, tumores da órbita ocular, tumores da conjuntiva, tumores das glândulas lacrimais e tumores de pálpebra.

Retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças. Inicia-se nas células da retina.

Outros tipos de câncer podem se espalhar para o globo ocular ou tecidos circundantes. O câncer que começa em outras partes do corpo e se dissemina aos tecidos do globo ocular ou tecidos circundantes é chamado de metástase de olho. É mais comum o câncer que começa no globo ocular ou tecidos circundantes, é chamado de câncer primário dos olhos. A metástase de olho não é tratada da mesma forma que o câncer primário de olho. Muito frequentemente, o câncer se propaga aos olhos a partir da mama, pulmão ou trato gastrointestinal.

Os diferentes tipos de câncer primário de olho se estendem a diferentes partes do corpo. Por exemplo, o melanoma intra-ocular pode se propagar através da corrente sanguínea (propagação hematogénica) a outras partes do corpo, particularmente o fígado. As partes do corpo mais comuns onde o câncer de olho se espalha a nivel local são: as estruturas nervosas ou próximas da cavidade do olho (órbita) e as estruturas próximas dos olhos como os seios paranasais ou a cavidade nasal. As partes do corpo distantes mais comuns onde se estende o câncer de olho são: o fígado, pele, cérebro ou a medula espinal (sistema nervoso central), e com menos frequencia pulmões e ossos.