Conteúdo
- Sintomas do câncer
- Câncer de Mama
- Câncer de Pele
- Câncer de Útero
- Leucemia (câncer no sangue)
- Câncer de Osso (ósseo)
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Próstata
- Câncer de Fígado
- Câncer de Tireóide
- Câncer das Glândulas Salivares
- Câncer de Cólon
- Câncer de Pulmão
- Câncer de Garganta (Laringe)
- Câncer Oral (de boca)
- Câncer de Bexiga
- Câncer do Testículo
- Câncer de Estômago
- Câncer de Ovário
- Mesotelioma
- Mieloma Múltiplo
- Câncer de Vagina
- Câncer de Vulva
- Tumor Cerebral
- Câncer de Vesícula Biliar
- Câncer de Rim
- Linfoma Não-Hodgkin e Hodgkin
- Câncer de Olho
- Câncer de Pênis
- Câncer de Colo Uterino (cervical ou de útero)
- Tumor de Wilms
- Câncer de Esôfago
- Câncer de Ânus (Anal)
- Câncer de Coração
- Retinoblastoma
- Câncer Retal
- Neuroblastoma
- Rabdomiossarcoma
- Imagens contra o câncer
Versão em espanhol
Tumor de Wilms
Tumor de Wilms é um tumor canceroso de rim que pode espalhar-se para outras partes do corpo. Às vezes, em seus estágios iniciais não causa sinais ou sintomas. Os rins estão profundamente localizados dentro no corpo e não tem muitos nervos, por isso, esses tumores podem crescer sem causar dor ou desconforto. Os sintomas aparecem uma vez que o tumor cresce nos tecidos e órgãos. Outros transtornos de saúde podem causar os mesmos sintomas que tumor de Wilms.
Os sintomas do tumor de Wilms incluem: um nódulo indolor ou inchaço no abdômen, dor abdominal, sangue na urina (hematúria), hipertensão, febre, anemia, mal-estar estomacal, perda de peso, perda de apetite, veias abdominais que parecem maiores do que o normal, mal-estar generalizado, fraqueza, fadiga e/ou dificuldade para respirar (se o câncer se espalhou para os pulmões).
O QUE É TUMOR DE WILMS
O rim é parte do sistema urinário. Nós temos dois rins, um de cada lado da coluna vertebral, profundamente localizados dentro do abdômen. Os rins produzem urina filtrando a água e os resíduos do sangue.
As células do rim podem mudar e deixar de se comportar normalmente. Estas mudanças podem conduzir a transtornos benignos como o nefroma mesoblástico congênito, que se desenvolve em crianças muito pequenas. Os tumores benignos não são cancerosos.
O tratamento para nefroblastomatose pode incluir a remoção do rim (nefrectomia), juntamente com os gânglios linfáticos próximos, geralmente seguido por quimioterapia. Uma nefrectomia parcial pode ser feita para manter a função renal tanto tempo quanto seja possível.
Também é possível o desenvolvimento de outros tipos raros de câncer de rim em crianças como o sarcoma de células claras, tumor rabdoide e o carcinoma de células renais.
As células cancerosas podem se espalhar desde o rim a outras partes do corpo e tornar-se um novo tumor. Se o tumor de Wilms se propaga, é mais provável que se estenda aos gânglios linfáticos próximos aos rins, a veia grande do abdômen que vai até ao coração (chamada veia cava inferior), pulmões, fígado ou ao outro rim.